O eSocial Doméstico apresentou instabilidade e chegou a ficar fora do ar nesta segunda-feira (4). Por isso, alguns empregadores não conseguiram, ainda, gerar a guia do eSocial referente ao mês de dezembro e ao décimo terceiro.

O eSocial Doméstico, sistema que unifica toda a administração de contribuições sociais e previdenciárias das trabalhadoras domésticas, esteve instável nesta segunda-feira (4).

Por alguns momentos, o sistema ficou até mesmo fora do ar.

Assim, empregadores que tentaram gerar a guia do eSocial (DAE) referente à folha de dezembro e 13º salário tiveram muitas dificuldades para utilizar o sistema.

[lwptoc]

Atitudes da instituição

Com a ciência de que o sistema apresentava fortes instabilidades, o governo promoveu atualizações no sistema.

A Receita Federal, porém, não informou quando o eSocial Doméstico estará totalmente restabelecido para uso.

Enquanto isso, o prazo para pagamento da guia do eSocial referente a dezembro termina já no dia 7 (quinta-feira). Lembrando que essa guia ainda é paga com o salário mínimo de 2020, e não com o novo salário mínimo de 2021.

Legislação

Conforme o previsto na legislação das domésticas, o salário da empregada doméstica deve ser pago sempre até o 5º dia útil de cada mês, incluindo sábado como dia útil.

Além disso, o INSS referente ao 13º salário é pago em guia separada, que é disponibilizada no sistema do eSocial em dezembro, com vencimento em 7 de janeiro do ano seguinte.

No caso de desrespeito ao prazo, o cálculo dos valores serão acrescidos de 0,33% de multa para cada dia de atraso.

O que o empregador deve fazer?

Como se trata de um problema vindo diretamente no sistema central de administração da folha de pagamento da doméstica, não há o que o empregador possa fazer: a solução é aguardar até que o sistema esteja normalizado.

Evite chateações como essa

Talvez a pior parte de ser um empregador doméstico seja lidar com a burocracia e toda a legislação, principalmente nesse ano de pandemia, que trouxe muitas novidades para o emprego doméstico.

E é por isso que existe a iDoméstica: para resolver.

Queremos eliminar a burocracia do emprego doméstico e ganhar tempo para o empregador, que tem coisas mais importantes com que se preocupar.

Através de um atendimento de excelência, nossa equipe faz a gestão de toda a folha de pagamento da empregada doméstica, incluindo cálculos e acompanhamento da legislação.

Tudo isso para conferir ao empregador, ao mesmo tempo: tranquilidade e segurança jurídica.

Por um mundo com menos burocracia e mais tempo, conheça a iDoméstica.

 

[av_button_big label=’Agende o seu horário!’ description_pos=’below’ icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue835′ font=’entypo-fontello’ link=’manually,https://calendly.com/idomestica/consulta’ link_target=” title_attr=” color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ color_hover=’theme-color-highlight’ custom_bg_hover=’#444444′ color_font=’theme-color’ custom_font=’#ffffff’ id=” custom_class=” av_uid=’av-258o63′ admin_preview_bg=”][/av_button_big]

 

Respostas de 4

  1. Consultando as guias pagas do e-social verifiquei que não consta o pagamento do DAE do 13° que foi realizado no dia 04/01/2021.
    Por curiosidade consultei os anos anteriores e em todos eles não consta o pagamento do DAE do 13° ( Já tinha consultado outras vezes e os anos anteriores apareciam como pagos )
    Então, consultei no site da Receita Federal, no e-cac, e todos as guias DAE de todos os anos estão pagas, sem nenhuma pendência.
    Acredito que deva ser algum problema no e-social, mas não deveria acontecer isso.

      1. Está sem constar o pagamento dos 13° somente no esocial.
        No e-cac está tudo certo, todos os pagamentos estão em ordem.
        Isso está acontecendo não só nesta conta. Acontece também em outra conta que consultei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress