O novo valor do salário mínimo deverá ser R$ 722,90. O anúncio foi feito neste dia 29/08 pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela esteve no Congresso para entregar ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a peça orçamentária de 2014. O texto deve ser votado pela Câmara e pelo Senado até o fim do ano, diz a Agência Brasil.
O reajuste passa a valer em 1º de janeiro de 2014. O valor atual do mínimo é R$ 678.
“O novo valor incorpora a regra de valorização do salário mínimo que tem sido uma política importante de alavancagem da renda das famílias no Brasil, que tem nos levado a patamares de qualidade de vida muito superiores”, disse Belchior.
O salário mínimo também é o piso da remuneração da empregada doméstica em 22 dos 27 estados brasileiros. Somente Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro têm leis fixando pisos estaduais.
Porém, o reajuste anual dos pisos regionais muitas vezes é influenciado pelo índice que reajusta o salário mínimo. Governadores fixam o novo valor por meio de proposta que, posteriormente, é votada pelas Assembleias Legislativas.
Uma resposta
Uma idéia a todos brasileiros assalariados, deveríamos fazer uma manifestação geral, pois não aceitar essa miséria de salário mínimo!