Muitos empregadores possuem dúvidas sobre como fazer o cálculo da 1ª parcela 13º salário de doméstica em 2024. Para isso, é preciso que você saiba o número de meses de trabalho para organizá-los com os do ano e o salário atual. Após todo o cálculo, é necessário dividir o valor encontrado por 2, para fazer o pagamento da metade do salário devido no prazo informado.
No entanto, muitos empregadores não sabem como realizar o cálculo e nem o prazo de vencimento da primeira parcela décimo terceiro doméstica. Ambos são extremamente problemáticos, pois além de abrirem chances para imprevisibilidades financeiras, o empregador pode se desorganizar completamente em relação ao prazo fornecido para o pagamento.
Dessa forma, correm riscos de não conseguirem depositar os valores no prazo estipulado, e ficam expostos a problemas relacionados a multas e regulação. Além disso, a desconfiança gerada com a empregada doméstica também é bastante delicada, e precisa ser evitada ao máximo possível, para garantir a realização do trabalho de forma adequada e dentro das regulações.
Caso se deseje evitar esse cenário problemático, garantir a conformidade com as regularizações é o caminho correto. Para isso, entrar em contato conosco, da iDoméstica, é a sua melhor escolha; já que, além do amplo conhecimento que reunimos desse mercado, contamos com a qualificação necessária para te auxiliar a ficar em dia com a situação de seus trabalhadores domésticos!
Quando vence a 1ª parcela do 13º salário em 2024?
A 1ª parcela 13º salário vence no dia 30 de novembro de 2024, enquanto a segunda parcela tem seu vencimento para o dia 20 de dezembro deste ano. Logo, o prazo máximo para realizar o pagamento é no dia 29 de novembro, na sexta-feira. Com isso, é preciso que os empregadores se organizem adequadamente, para evitarem a perda do prazo estipulado e, consequentemente, não precisarem encarar problemas com o atraso.
Também é preciso destacar que toda trabalhadora doméstica que atuar por 15 dias em um mês, no mínimo, tem o direito ao décimo terceiro salário. Por outro lado, é preciso ressaltar também que as diaristas não possuem o direito ao 13º, já que não existe vínculo empregatício entre a trabalhadora e o empregador.
De modo geral, é importante que o empregador consiga fazer a antecipação do pagamento da 1ª parcela 13º salário, para evitar problemas com a empregada doméstica e assegurar a conformidade com a lei. Portanto, caso não se tenha nenhum expediente bancário, o mais recomendado é adiantar esse pagamento o máximo que puder.
No entanto, sabe-se como os empregadores podem encontrar diversas dificuldades para compreender todos os processos necessários para garantir a regularização da empregada doméstica. Portanto, contar com uma auditoria especializada com a iDoméstica é a melhor forma de garantir que você seja orientado por profissionais especializados no setor, para evitar maiores problemas!
Como calcular o valor da 1ª parcela do 13º salário da doméstica?
O cálculo do valor da 1ª parcela 13º salário exige que você utilize uma fórmula para relacionar o valor do salário atual, juntamente dos meses do ano e dos meses trabalhados pela empregada doméstica. Segue abaixo, portanto, a equação que relaciona tudo isso de uma maneira organizada e já entrega para o empregador o valor que precisará fornecer na primeira parcela:
1ª parcela do 13º salário: [(SALÁRIO ATUALNÚMERO DE MESES NO ANO ) (NÚMERO DE MESES TRABALHADOS)]12 |
Para exemplificar a aplicação dessa fórmula, suponha que você precise pagar a 1ª parcela 13º salário de uma empregada doméstica que trabalhou por 10 meses no ano e recebe o valor de R$1.412,00. Utilizando a fórmula mostrada, é necessário dividir 1.412 por 12 e depois multiplicar o resultado por 10, o que vai resultar em R$1.176,66 de décimo terceiro.
Se a trabalhadora tivesse trabalhado os 12 meses completos do ano, o décimo terceiro iria ser o acréscimo de um salário completo. Por outro lado, caso ela tenha feito horas extras, é preciso realizar as correções com a soma das horas trabalhadas no decorrer do ano, e dividir pelos meses trabalhados. O resultado dessa operação, por fim, deve ser acrescentado ao décimo terceiro.
Vale ressaltar que essa fórmula é válida para as empregadas domésticas que não fizeram horas extras e nem recebem adicional noturno. Também, é válido comentar que a multiplicação por ½ serve para que você encontre diretamente o valor a ser pago da primeira parcela, já que é a exigência estabelecida para este pagamento.
Também é preciso destacar que o valor da 1ª parcela 13º salário não considera os descontos relacionados a imposto de renda ou INSS. Todos esses descontos são realizados na segunda parcela, e devem ter a maior atenção do empregador para garantir a realização dos cálculos corretos.
Vou pagar em parcela única, como proceder?
Para você que deseja fazer o pagamento em parcela única, basta aplicar todos os descontos de INSS e Imposto de Renda caso exista e pagar até o dia 29 de novembro de 2024. Logo, o prazo desta forma de pagamento é o mesmo da 1ª parcela 13º salário e exige maior atenção do empregador.
No entanto, caso você opte pelo pagamento em parcela única, garanta que a situação financeira não ficará extremamente apertada. Revise com cuidado o orçamento e o seu planejamento financeiro, para ter maior certeza de que é possível realizar essa escolha sem consequências muito graves.
Fazer o pagamento da 1ª parcela 13º salário, portanto, é de extrema urgência para os empregadores, já que não fazer isso implica diretamente em consequências muito prejudiciais para a situação deles. Dessa forma, é preciso garantir uma excelente organização das finanças para assegurar que os valores sejam pagos sem problemas.
Sem um auxílio adequado, o empregador pode ter maiores chances de não conseguir lidar com as exigências e até ser levado à justiça caso não consiga cumprir com tudo. Por isso, é interessante que você conte com uma auditoria especializada, para garantir o guiamento de processos de forma adequada e prática.
A iDoméstica é a sua melhor escolha para fazer essa auditoria! Reunimos profissionais extremamente capacitados e oferecemos soluções personalizadas para que você consiga garantir a regularização para os seus empregados domésticos com bastante competência e cuidado.