Vamos já te tranquilizar: se a guia do eSocial foi paga duas vezes, por algum engano, o empregador doméstico pode tranquilamente fazer a restituição do valor pago através do site da Receita Federal e do site da Caixa Econômica.
Essas coisas acontecem, mas, quando a guia do eSocial é paga duas vezes, por se tratar de um alto valor, as coisas podem parecer mais complicadas de resolver.
Na verdade, não são: existe um procedimento para resolver esse problema, ainda que seja um pouco trabalhoso.
Continue lendo e saiba o que fazer quando a guia do eSocial for paga duas vezes.
[lwptoc]
Como resolver a guia do eSocial paga duas vezes?
Você já deve ter percebido que a guia do eSocial possui diversas verbas trabalhistas, como a contribuição previdenciária, a GILRAT, o FGTS, etc.
Acontece que existem instituições responsáveis por essas verbas, e elas não são as mesmas.
Isso quer dizer que, para recuperar todo o valor pago indevidamente, o empregador precisará entrar com o pedido de restituição em duas instituições: Receita Federal, para recuperar os valores a título de IR e Contribuição Previdenciária; e Caixa Econômica Federal, para recuperar valores de FGTS.
Guia do eSocial paga duas vezes – Receita Federal
Como dito acima, através do site da receita federal será possível restituir valores de IR e da contribuição previdenciária.
O primeiro passo do empregador doméstico é preencher um formulário de Pedido de Restituição.
Durante o preenchimento, o empregador deve deixar assinalada, na primeira folha, a opção “Pagamento Indevido ou a Maior (o interessado deve anexar o comprovante de pagamento)”.
Depois disso, o empregador pode preencher toda a folha 1, com todos os outros dados solicitados.
Preenchida a primeira folha, o empregador deve partir para a folha nº 5, onde deve detalhar os valores do pedido de restituição.
Depois disso, é só você imprimir o documento e levá-lo assinado até uma unidade de atendimento da Receita Federal.
Também é interessante anexar comprovantes do pagamento duplicado para evitar que o pedido seja negado por uma eventual divergência de dados no sistema da Receita – o que não é raro.
Se, por acaso, houve mais de um pagamento em duplicidade, você pode aproveitar o documento para listar todos eles, resolvendo tudo com apenas um processo.
Sua solicitação será avaliada e processada, e, se tudo estiver certo, você vai conseguir restituir os valores pagos a maior diretamente na conta informada no formulário de restituição.
Guia do eSocial paga duas vezes – Caixa Econômica Federal
Depois de fazer todo o procedimento de ressarcimento da contribuição previdenciária e do imposto de renda, ainda será preciso um procedimento para restituição do FGTS.
Mas agora é mais simples. Você só precisa fazer o download do documento de Retificação com Devolução de FGTS – Empregador Doméstico e preenchê-lo.
Você precisará fornecer as seguintes informações:
- dados do empregador;
- identificação da guia paga;
- motivo da devolução – “pagamento em duplicidade”.
Imprima o documento preenchido, assine-o e dirija-se à agência mais próxima para dar entrada no protocolo do pedido.
Aqui você também deve anexar cópia do comprovante de pagamento da guia paga indevidamente e dos seus dados bancários para receber os valores pagos indevidamente.
Um detalhe importante é o de que o empregador deve fornecer deve informar uma conta de sua própria titularidade, ou o procedimento não será aceito.
Existe algum jeito mais fácil?
Se você for fazer tudo sozinho, infelizmente não existe.
Porém, se você quiser contar com a nossa ajuda, temos boas notícias para você: podemos regularizar a sua situação perante a Receita e a Caixa Econômica.
E para que isso não aconteça nunca mais, que tal já se precaver e confiar em quem já faz isso há mais de 10 anos?
Temos um time de especialistas que cuidam de milhares de empregadores domésticos em todo o Brasil, fazendo todas as diligências necessárias para deixar tudo perfeito no eSocial Doméstico.
Se quiser saber mais sobre o que podemos fazer por você, nos diga o seu melhor horário que vamos te ligar!
Agende um horário no link abaixo.
[av_button_big label=’Ligação Gratuita!’ description_pos=’below’ link=’manually,https://calendly.com/idomestica/consulta?month=2020-06′ link_target=” icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue835′ font=’entypo-fontello’ custom_font=’#ffffff’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ color_hover=’theme-color’ custom_bg_hover=’#444444′ av_uid=’av-2yz1rj’ admin_preview_bg=”][/av_button_big]
Respostas de 2
Srs. boa tarde.
É um verdadeiro absurdo o que acontece neste Brasil. Em 2016, paguei uma Guia em Duplicidade. Fui a CEF e em poucos dias recebi de volta o que paguei a mais. Fui a Receita Federal e, pasmem, até hoje, quase 4 anos depois, ainda não recebi de volta a parte referente a Receita. Em dezembro de 2018, recebi uma intimação da Receita para informar meus dados bancários. Já pronto para desistir de receber, alegrei-me com o fato. Desloquei-me de cidade – moro em Armação dos Búzios, fui até Cabo Frio, enfrentei fila e forneci o que me pediram. Até hoje, quase dois anos depois, nada recebi. Reclamei várias vezes e duas ultimas a Ouvidoria. A informação que recebo é a de que os pedidos de ressarcimentos são atendidos, ABSOLUTAMENTE, na ordem de chegada, que eu aguardasse que a minha chegaria…
Experimente você ficar não efetuar o pagamento da Guia do Esocial em dia. Experimente não pagar o seu I.R. anual. Experimente não pagar o seu carnê leão ou o seu lucro imobiliário. A cobrança é imediata, com aplicação de enormes multas e correções. Dois pesos, duas medidas. Estamos mal, muito mal com o poder público. Sem direito a espernearmos…
Sr José parabéns por reclamar de mais um dos milhares de absurdos que ocorrem em nosso país a cada hora…O cidadão brasileiro mesmo pagando seus impostos em dia é um “coitado” – na acepção da palavra – e tratado a pontapés por todos os órgãos do governo, órgãos esses que são sustentados com o trabalho suado (qdo se tem emprego) dos ” coitados”. Em adendo, experimente tentar recuperar a senha esquecida do site Gov.br: é mais fácil e rápido acertar na mega sena, pegar o prêmio e cair fora daqui.