Para o empregador doméstico que tem direito à restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física, na próxima terça-feira (15) será liberado o 5º lote de pagamentos.
A questão é que um atraso no pagamento da DAE pode impedir a restituição por parte do empregador doméstico.
A DAE de setembro venceu no último dia 7, mas ainda dá tempo de regularizar para receber normalmente o valor referente à restituição.
Integração do eSocial
Não tem como fugir!
Por conta da integração entre a Receita Federal, o INSS e a Caixa Econômica no sistema do eSocial, qualquer tributo faltante acusado pelo sistema afetará a restituição.
Como sabemos, integram a DAE os tributos a título de INSS e IRRF, e se qualquer um deles estiver sem regularização, você pode ter problemas.
Então, por conta dessa reunião de encargos na DAE, uma única guia não paga gera, automaticamente, dívidas tributárias e previdenciárias.
Para saber se há algo de errado e que precisa de regularização, o primeiro passo é acessar o portal e-CAC e verificar eventuais pendências.
[av_button_big label=’Precisa regularizar a situação? Somos especialistas.’ description_pos=’below’ link=’manually,https://folha.idomestica.com/cadastro?cupom=auditfreeblog&utm_source=blog&utm_medium=btn1&utm_campaign=post-atraso-esocial-restituicao-irpf’ link_target=’_blank’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ custom_font=’#ffffff’ color=’green’ custom_bg=’#444444′ color_hover=’theme-color’ custom_bg_hover=’#444444′ av_uid=’av-342pfy’ admin_preview_bg=”][/av_button_big]
Atraso no INSS
Se você está devendo contribuição a título de INSS, a Receita Federal permite que você abata o valor da dívida do valor que tem a receber.
Ou seja, o empregador doméstico receberá a diferença entre o valor total a restituir e o valor da dívida.
Outra forma é a tradicional: gerar um boleto no eSocial para quitar o valor em aberto.
Se o empregador não se manifestar, a cobrança da dívida será feita automaticamente do valor da restituição a que tem direito.
O que mais acontece é o contribuinte não realizar o recolhimento considerando o 13º salário que o doméstico tem a receber, e isso certamente dá origem a uma dívida para com a Receita.
Como já dito, para verificar se você tem alguma pendência quanto a valores do INSS, basta consultar o portal e-CAC.
Datas de liberação das restituições
Colocamos aqui as datas para liberação dos lotes que ainda não foram liberados para que você saiba quando receberá o dinheiro.
O 1º, 2º, 3º e 4º lotes já foram liberados, e quanto aos que ainda não foram:
- o 5º lote será liberado dia 15/10/2019, e abarca as declarações transmitidas até 28/04/2019;
- o 6º lote será liberado dia 18/11/2019;
- e o 7º lote será liberado dia 16/12/2019.
Lembrando que o valor cai direto na conta corrente ou poupança indicada nos dados do contribuinte.
Além disso, quando liberada a restituição, o valor é automaticamente atualizado de acordo com a taxa SELIC até cair na conta, quando cessa a atualização.
E aí? Está tudo certo para receber a restituição do Imposto de Renda 2019?
Vamos ser sinceros, toda essa burocracia é muito chata. Que tal uma auditoria gratuita?
Isso mesmo, uma auditoria gratuita – agora! – para você não ter problemas na restituição do Imposto de Renda.
Vamos checar todos os itens referentes ao empregado doméstico de graça!
[av_button_big label=’Empregador doméstico: Cadastre-se e ganhe uma auditoria do seu eSocial’ description_pos=’below’ link=’manually,https://folha.idomestica.com/cadastro?cupom=auditfreeblog&utm_source=blog&utm_medium=btn2&utm_campaign=post-atraso-esocial-restituicao-irpf’ link_target=’_blank’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ custom_font=’#ffffff’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ color_hover=’theme-color’ custom_bg_hover=’#444444′ av_uid=’av-23zu6m’ admin_preview_bg=”][/av_button_big]