Se você é empregador doméstico, precisa alterar o salário da doméstica no eSocial o quanto antes.
O pagamento do salário deve ocorrer até o quinto dia útil do mês (05 de fevereiro).
Ocorre que o salário mínimo da empregada doméstica já tem novo valor, e empregador precisa atualizar o sistema para estar de acordo com a lei.
Continue lendo e veja como alterar o salário da doméstica no eSocial.
[lwptoc]
Passo a passo para alterar o salário da doméstica no eSocial
Infelizmente, a alteração do salário da doméstica não é feita automaticamente. Então, o próprio empregador precisa fazer esse pequeno processo antes do encerramento da folha do mês.
Você poderá fazer isso de três maneiras distintas:
- Utilizar o assistente de reajuste salarial, encontrado no menu “Acesso Rápido”, que é simples e fácil e usar e você só precisa informar alguns dados;
- Solicitar o reajuste a um assistente virtual, clicando no ícone que se encontra no canto inferior direito da página. Peça ao assistente que “reajuste salário”. E então o reajuste será feito diretamente na conversa;
- No app do eSocial Doméstico, você pode facilmente encontrar a funcionalidade de reajuste salarial.
Leia também -> Nova Tabela do INSS 2021 está em vigor!
Moro num estado que aplica o piso regional – o que fazer?
Se a relação de trabalho se dá em SP, RJ, RS, RJ ou SC, você não deve atualizar o valor do salário da doméstica para R$ 1.100, mas sim para o valor do piso regional.
Para conferir os valores relativos a cada estado, basta acessar a nossa página de salário da empregada doméstica.
Se você for conceder férias à doméstica, cuidado!
Para registrar as férias em 2021, o empregador deve primeiro alterar o salário da doméstica no eSocial.
Caso contrário, os valores constantes no recibo e na folha de pagamento estarão em discordância com a lei.
Empregador, esteja sempre seguro!
Segurança jurídica é o objetivo da iDoméstica.
Queremos que todos os empregadores domésticos do Brasil estejam livres da burocracia e seguros financeira e legalmente ao mesmo tempo!
Trabalhamos para que você tenha tempo para as coisas que realmente importam.
Comece hoje mesmo a testar a plataforma iDoméstica e surpreenda-se com a facilidade e a simplicidade que é administrar uma empregada doméstica.
Clique no botão abaixo e teste por 30 dias!
Respostas de 14
Boa tarde!
Já tem previsão de quando sai o piso salarsl do rio de Janeiro.
Olá, Priscila!
Ainda nenhuma previsão, infelizmente.
Boa tarde queria saber quantas horas doméstica tem que fazer por dia
Olá, Daiana!
Não existe um mínimo de horas, mas existe um máximo: 8 horas diárias, ou 8 horas e 48 minutos se a doméstica não trabalhar aos sábados.
E, no caso de cuidadores de idosos que trabalham em 12 x36
Olá, Alessandra!
Nesse caso, o máximo já está dado: 12 horas de trabalho a cada 36 horas de descanso.
Moro e SC e o salário para 2021 ainda não foi definido né. Devo esperar o reajuste sair ou já devo reajustar com base no que está previso, conforme o artigo vocês publicaram outro dia?
Olá, Patrick! Tudo bem?
Você pode tanto aumentar desde já ou esperar. A opção mais segura é aguardar, pois ainda nem se sabe se o aumento será retroativo. Além de que o “previsto” pode sofrer grandes alterações.
O salário da empregada não foi atualizado no e-social desde 2018 porém no calculo da folha estava sendo lançado mensalmente. Ainda assim há necessidade de fazer a alteração? sendo que o pagamento estava sendo feito corretamente.
Olá, Elaine! Tudo bem?
Recomendamos que sim, já que para cálculos de férias e outros benefícios o eSocial puxa a última remuneração lançada.
Olá, tudo joia? A funcionária esteve de licença médica de 01/01 a 29/06/21 por esse motivo não havia reajustado o salário. Para realizar a rescisão preciso reajustar no entanto o sistema retorna erro. Reabri as folhas e excluí o período de licença e ainda assim não foi possível. Existe outra forma de realizar a rescisão? Obrigada!
Olá, Suelen! Tudo bem?
Consiga ajuda gratuita de uma consultora iDoméstica nessa questão agendando seu horário aqui.
Não se preocupe: é gratuito!
O salário da doméstica do Estado de São Paulo mudou? Vi em um artigo que segundo a Convenção Coletiva de março de 2021, o salário piso de São Paulo foi para R$ 1296,32. No entanto, estava seguindo informações no site de vocês e não vi essa informação.
Podem me confirmar se essa notícia é real? E, se for, como posso fazer a alteração do salário? Eu assumi a responsabilidade da funcionária doméstica que trabalha na casa dos meus pais após o falecimento dele em maio/2021 e fiz a alteração e substituição no Esocial no mês de junho. Agora como faço para atualizar esse salário? Devo fazer desde a morte dele que foi em Maio ou vou ter que atualizar desde março/2021? Podem me ajudar quanto a essa informação?
Desde já agradeço uma resposta urgente.
Atenciosamente,
Eliana Rocha
Olá, Eliana! Tudo bem?
Essa é uma situação controversa.
Existem empregadores que seguem as regras estabelecidas pelos sindicatos, mas existem os que não seguem, e que aguardam a definição do piso estadual.
Costumamos orientar no sentido de que, se você não costuma seguir as regras do sindicato, pode deixar de observar esta também.
Para mais informações e para conseguir ajuda personalizada e gratuita, clique no link a seguir e agende uma consulta. Vamos ajudar você com essas dúvidas.
Agendar Consulta com Especialista