Rescisão por acordo entre as partes e o novo prazo para pagamento da rescisão estão entre as atualizações. Veja o que muda no módulo doméstico do eSocial.

Rescisão por acordo entre as partes e o novo prazo para pagamento da rescisão estão entre as atualizações.

eSocial Doméstico atualizado com a reforma trabalhista

O eSocial Doméstico liberou na última segunda-feira (13), uma atualização para adequar o módulo doméstico às novas regras da reforma trabalhista (Lei nº 13.467/17). Devido a essa atualização, a folha que é liberada sempre no dia 8 de cada mês, somente foi liberada no dia 13, já atualizada.

Acordo na demissão de domésticas

Dentre as atualizações, foi disponibilizada a opção para fazer a rescisão por acordo entre as partes e o novo prazo para pagamento da rescisão, que agora é sempre de 10 dias, independente do tipo de rescisão.

O famoso “acordo” na demissão, antes ilegal, era uma prática comum entre patrões e empregados. Agora, a reforma formaliza esse acordo através da “Rescisão por acordo entre as partes”. Isso traz segurança jurídica para patrões e empregados domésticos.

No caso dos trabalhadores domésticos, o patrão deverá arcar com metade do aviso prévio e o saldo do Fundo Compensatório – aqueles 3,2% recolhidos mensalmente na guia do Simples Doméstico – será dividido entre as partes.

 

[av_button_big label=’Precisa de ajuda com a doméstica? Conheça o iDoméstica’ description_pos=’below’ link=’manually,https://www.idomestica.com’ link_target=’_blank’ icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue881′ font=’entypo-fontello’ custom_font=’#ffffff’ color=’green’ custom_bg=’#444444′ color_hover=’theme-color’ custom_bg_hover=’#444444′ av_uid=’av-4aq6hw’][/av_button_big]

 

Seguro desemprego

No entanto, é importante ressaltar que na rescisão por acordo entre as partes o empregado doméstico não tem direito ao Seguro Desemprego.

O benefício do Seguro Desemprego só será concedido nos casos de demissão sem justa causa. Neste caso, o trabalhador doméstico terá direito a 03 parcelas de 01 salário mínimo, conforme determina a Lei das Domésticas (LC n.º 150/2015).

Outras atualizações no módulo doméstico do eSocial

Além disso, o módulo implementou a licença maternidade de 180 dias, benefício previsto na Lei nº 13.301/16. Trata-se de um motivo de afastamento temporário para mães de criança acometidas por sequelas de doenças transmitidas pelo Aedes aegipty.

Também foram contempladas nesta atualização, o contrato intermitente para domésticos. As regras para concessão de férias também foram atualizadas.

 

[av_button_big label=’O contrato da doméstica dentro da lei. Conheça o iDoméstica’ description_pos=’below’ link=’manually,https://www.idomestica.com’ link_target=’_blank’ icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue881′ font=’entypo-fontello’ custom_font=’#ffffff’ color=’green’ custom_bg=’#444444′ color_hover=’theme-color’ custom_bg_hover=’#444444′ av_uid=’av-2sbsyc’][/av_button_big]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Iniciar conversa
1
💬 Oi, posso ajudar?
🙋🏻‍♀️ IARA • iDoméstica
Olá! 👋 Aqui é a IARA. Quer conversar sobre sua necessidade? Estou a disposição! 🤗
Ao iniciar, concordo em receber comunicações e estou ciente das diretrizes da política de privacidade.